Sustentabilidade

Sobreviver, crescer e perpetuar com sustentabilidade é nossa responsabilidade socioambiental. Conheça os projetos e ações da Polimix dedicados a esta questão.

Ser Humano

A confiança no potencial do Ser Humano e em sua vontade de desenvolver-se é o fundamento da Nossa Filosofia Empresarial.

A Polimix foi a primeira empresa do setor de construção civil a implantar, em parceria com a Fundação Iochpe, o Programa Formare, um curso de educação profissional que forma jovens e mobiliza dezenas de voluntários. Oferecemos nossas instalações e o talento de nossos integrantes para preparar os jovens para o mundo do trabalho.

FORMARE POLIMIX – São Paulo

Curso de Assistente Administrativo e de Produção:

  • 900 horas de aprendizagem por ano
  • 70 educadores voluntários por ano
  • 213 jovens formados
  • 74% inseridos no mercado de trabalho
  • 54% trabalhando na Organização

Em 2020 e 2021, devido a pandemia, oferecemos toda a estrutura aos alunos para realização do curso em modalidade remota.

FORMARE MIZU – Rio Grande do Norte

Curso de Assistente de Operações de Controle e Manutenção Industrial. Desde 2013:

  • 814 horas de aprendizagem por ano
  • 21 educadores voluntários por ano
  • 99 jovens formados
  • 65% inseridos no mercado de trabalho
  • 29% trabalhando na Organização

A Agrisa, empresa da Organização produtora de etanol no Rio de Janeiro, promove o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de jovens entre 17 e 24 anos, que se encontram em situação de desvantagem socioeconômica. As aulas são ministradas na Agrisa em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

  • 800 horas de aprendizagem por ano
  • 137 jovens formados desde 2009
  • 13% trabalhando na Organização

Apoio ao Projeto Profissionalizante do Cepac, em Barueri – SP, que atende adolescentes de 15 a 18 anos, com o foco na formação geral para o mundo do trabalho. São oferecidas oficinas socioeducativas de logística, auxiliar administrativo, informática, cidadania, inglês, comunicação e expressão.

Apoio a Associação Hurra!, na cidade de São Paulo, cujo objetivo é promover o desenvolvimento humano integral e disseminar os valores do esporte educacional como meio para transformação dos indivíduos e, por consequência, do seu entorno social.

Em 2020, apoio ao projeto Costurando o Futuro do Instituto Ipê, com a compra de 650 máscaras feitas pelo grupo de mulheres bordadeiras de Nazaré Paulista-SP. O objetivo deste projeto é promover o empreendedorismo por meio de práticas coletivas capazes de gerar renda. As máscaras confeccionadas foram distribuídas entre integrantes da Polimix, para prevenção ao Covid-19.

A pandemia do Covid-19 atingiu milhares de famílias que perderam o emprego e a renda. Em 2020, doamos 400 cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social, em Santana de Parnaíba-SP.

Com objetivo de oferecer um processo de envelhecimento ativo, preservando a identidade e autonomia, apoiamos o Programa Viver Bem do Grupo Vida Brasil, em Barueri-SP, que oferece atendimento gratuito para 60 idosos, que participam de atividades de musicoterapia, dança, geropilates, estimulação cognitiva, inclusão digital, eventos e passeios.

Saúde e Cultura

A saúde é a engrenagem do Ser Humano, que alimentado pela cultura e conhecimento, está apto a desenvolver-se e transformar a sociedade.

Vacinação

Realização de campanhas de vacinação gratuita para nossos integrantes que foram imunizados contra gripe, sarampo e rubéola. Em 2020, foram 1.115 integrantes imunizados.

Apoio Emocional

Em 2020, realização de bate papos on-line ou ao ar livre com psicólogos sobre “Saúde Mental na Pandemia” e “Atitude Mental Positiva”.

Combate a Pandemia

A DVPA, em Paracatu-MG, realizou doações de álcool 70° para o município e empresas parceiras. A Agrisa, em Cabo Frio-RJ, também doou para instituições, comunidade, prefeitura e hospitais. Em 2020, foram mais de 4.100 litros doados. Na Colômbia, apoiamos as prefeituras no combate ao Covid-19, cedendo os caminhões betoneiras para a higienização das vias e espaços públicos.

Acesso a Cultura

Em Santana de Parnaíba-SP, são oferecidos para os integrantes:

– um Centro de Lazer, com jogos e espaço de convivência;

– uma Biblioteca, com 736 livros doados pelos próprios integrantes.

Arte na Escola

Apoio ao Instituto Arte na Escola, uma associação civil sem fins lucrativos que qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica. Tem como premissa que a Arte desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica.

Meio Ambiente

Para realizar o máximo de seu potencial, com qualidade de vida, o Ser Humano precisa estar inserido em um meio ambiente preservado.

Reciclagem de Resíduos de Concreto

A Polimix Agregados, em Santana de Parnaíba-SP, recebe resíduos de concreto e, pelo processo de britagem, transforma-os novamente em insumos para a construção civil. O agregado de ótima qualidade é certificado pela ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção).

A preocupação com as questões ambientais levou a Organização Polimix, desde 2007, a investir em atividades voltadas à preservação do meio ambiente.

Bioenergia

A Polimix Energia produz etanol, que além de ser um combustível biodegradável, tem menor emissão de gases poluentes. No processo, há ainda geração de bioenergia através de biomassa. As unidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais produziram, em 2020, 120,4 milhões de litros/safra e 138,4 MW.

Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs)

Participação em três PCHs em operação comercial totalizando 46 MW de potência instalada, que geram energia limpa e renovável através da força das águas dos rios, no estado do Mato Grosso.

Energia Eólica

Participação em quatro projetos nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, com capacidade para gerar 496 MW de energia limpa.

Energia Solar

32 plantas fotovoltaicas para Geração Distribuída de energia elétrica limpa e renovável, com potência total instalada de 4.200 kW, suprindo 85% do consumo de energia da Polimix Concreto no Brasil. Também temos 9 projetos de geração de energia solar no estado da Bahia. Juntas essas usinas solares possuirão 400.000 kW de potência instalada, energia suficiente para abastecer o equivalente a 570 mil residências.

Economia Circular

Através de uma avançada tecnologia, a Polimix Ambiental transforma pneus inservíveis e resíduos de borracha em negro de carbono, aço, óleo combustível e gás. Em 2020, evitou-se que mais de 13,7 mil toneladas de pneus fossem descartados no meio ambiente.

Para dar a destinação correta a pneus inservíveis, possuímos 45 Ecopontos, localizados nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Coleta Seletiva

Todos os negócios realizam a Coleta Seletiva com parceiros locais. Em Santana de Parnaíba-SP, por meio da Avemare, uma cooperativa formada por ex-catadores, materiais que se tornariam lixo são coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima para novos produtos. O programa beneficia o meio ambiente e 83 famílias de cooperados. 

Coleta óleo

Realizamos a destinação correta dos óleos usados. Na Vila Industrial, em Santana de Parnaíba/SP, disponibilizamos coletores para terceiros fazerem o mesmo. Os óleos usados são coletados e recolhidos por empresa especializada, que recicla esse resíduo transformando-o novamente em óleo de base. Em 2020, foram 93.412 litros de óleo coletados.

Coleta Lixo Eletrônico

Realizamos a destinação correta do lixo eletrônico. Os materiais são recolhidos por empresa especializada na transformação do e-lixo, fundamental para poupar o meio ambiente. Em 2020, foram 137 kg de e-lixo reciclados.

Sabendo da importância da preservação do meio ambiente para a qualidade de vida das pessoas, todos os negócios cultivam áreas verdes.

Cerca Viva

O plantio de áreas verdes é essencial para a preservação do meio ambiente e para o bem-estar de todos. Quando ele ocorre nas divisas das unidades, chamamos de Cerca Viva. Ela proporciona melhoria da qualidade do ar, conforto térmico, ambiente mais bonito e agradável, proteção contra ventos, evitando a dispersão do pó e reduzindo ruídos, melhorando a qualidade de vida da comunidade do entorno.

Viveiro

Todas as unidades, que possuem espaço para cultivo, têm horta ou viveiro. Em Santana de Parnaíba-SP, está o nosso principal viveiro, utilizado para complementação de áreas de proteção, distribuição de frutas e verduras para integrantes e aulas de educação ambiental para a comunidade. Em 2020, foram cultivados 4.000 eucaliptos, 1.581 plantas ornamentais, 200 árvores frutíferas e 300 árvores nativas.